Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

31º Domingo do Tempo Comum - Ano "C" - 3 de Novembro de 2013


Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura. Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali. Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador». Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais». Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido». (Lc 19, 1-10)

Zaqueu, perante a sociedade do seu tempo,
dada a sua profissão odiosa,
poder-se-ia dizer: era um caso perdido,
por conviver com gente pagã ede maus costumes
e, sobretudo, por estar arregimentado
com o exército invasor
e ter amealhado pela extorsão que fazia
aos seus compatriotas uma imensa fortuna.

Diz o texto que ele era, fisicamente, de pequena estatura,
- igualando no aspecto a moral pouco recomendável -
mas tendo ouvido falar que Jesus, ia passar por Jericó
subiu ao alto para ver melhor o forasteiro, cuja estatura
 - em qualquer dos sentidos -
ao invés do que acontecia com ele era admirada pelo povo.

Estremeceu, Zaqueu,
àquele inusitado convite: Desce depressa
que Eu hoje devo ficar em tua casa.
E relata-se que o publicano, amigo da folia com os pecadores,
desceu e recebeu Jesus com alegria.
e converteu-se.

Olha, Senhor: posso não o parecer,
mas, porque mal Te conheço,
sou como Zaqueu.
Passa ao pé de mim e chama-me, mas não te faças convidado.
Vem, Senhor. 
aloja-te em minha casa!
E pela alegria de Te receber
ensina-me como devo agir,
para que, tudo o que tenho demais
seja repartido com os meus irmãos!

Sem comentários:

Enviar um comentário