Pesquisar neste blogue

domingo, 18 de março de 2018

V Domingo da Quaresma - Ano B - 18 de Março de 2018



Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus. Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor. Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo. Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe. Jesus disse: Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa. Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer.  (Jo 12, 20-33)



Com esta leitura o evangelista situa-nos em Jerusalém, aparentemente no próprio dia da entrada solene de Jesus naquela cidade, recordando-nos Palavras que então haviam sido ditas.

De entre elas sobressai esta frase: Se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer produz fruto, falando assim numa alegoria carregada de simbolismo à sua própria Pessoa, deixando.nos por isso, nesta semana que antecede o Domingo de Ramos a meditar neste drama do "grão de trigo" que se preparava para morrer, mas na certeza que com isso, a vida que lhe ia ser tirada pelos seus algozes havia de deixar atrás de si frutos abundantes.

E assim aconteceu num Mistério que vai durar até ao fim dos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário