Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de março de 2018

Páscoa 2018


A Páscoa com o seu Domingo tradicional, é desde o tempo de Moisés uma celebração solene que tinha como causa a comemoração da passagem do povo hebreu a pé enxuto o Mar Vermelho na sua fuga do Egipto, tendo as águas aberto alas para o povo passar e livrar-se dos soldados do Faraó,  tendo conseguido com esse passo a libertação da escravidão e ter alcançado a Terra "onde jorrava leite  e mel" que Deus prometida por Deus a Abraão.

Como judeu que era Jesus Cristo celebrava a Páscoa e assim aconteceu, naquele ano em que morreu fisicamente na Cruz do Calvário, tendo-a celebrado com os seus Apóstolos no evento que conhecemos como a "Ultima Ceia", onde quis deixar para todo o sempre como  memorial do seu sofrimento, a Eucaristia.

Pode afirmar-se, em consequência que a Páscoa cristã foi buscar ao costume do povo judeu a sua realização anual ao celebrar a Morte, Sepultura e Ressurreição de Jesus Cristo que neste passo nos lembra a vitória da Vida sobre a Morte, o triunfo do Poder da Graça sobre as trevas do Mundo, resumindo-se aqui a alegria da esperança cristã que nunca se dá por vencido, porque da sua própria morte sai vitorioso para os braços do Deus Eterno.

Por este tempo o Tríduo Pascal aproxima-se como uma realidade da Páscoa que é celebrada em três grandes dias especiais: sexta-feira santa, sábado santo e Domingo de Páscoa; Porém, o tríduo nos aspectos litúrgicos começa na quinta à noite.


5ª feira Santa 
1 - Celebração da ultima Ceia de Jesus com os apóstolos, instituição da Eucaristia e da comunhão
2 – Traição de Judas.
2 – Cerimónia do lava-pés. um sinal de serviço que devemos dar uns aos outros.
4 – Prisão de Jesus, após o beijo de Judas para o identificar ante os soldados romanos.
5 – Durante a noite Jesus é interrogado por Anás e pelo sumo-sacerdote Caifás

Nos últimos séculos, o chamado Tríduo pascal era  formado por Quinta-Feira, Sexta-Feira e Sábado Santos. Agora, o Tríduo Pascal entende-se como Sexta-Feira, Sábado e Domingo.

1º dia  - 6ª feira Santa ou da Paixão (Jesus morre)
1- Na manhã desse dia Jesus é levado a Pôncio Pilatos o cônsul de Roma na Judeia ocupada
2 – Jesus é condenado à morte.
3 – Jesus é crucificado e morre na Cruz.


4 – José de Arimateia – membro do Senado, mas seguidor de Jesus, pede o corpo de Jesus e dá-lhe sepultura.

2º Dia - Sábado Santo ou Sábado de Aleluia (Jesus jaz na sepultura)
1 –Este dia celebra o último dia que o corpo morto de Jesus esteve na Terra, no meio dos homens.
2 – Durante a noite Jesus ressuscitou.


3º Dia – Domingo da Ressurreição (Jesus ressuscitou)
1 – Neste dos (Domingo de Páscoa) a Igreja celebra Jesus Cristo ressuscitado, dando fim ao Tríduo Pascal com a chamada “Oração de Vésperas”.


Para todos os que em que em qualquer lugar do Mundo lerem, ou simplesmente, tenham tomado conhecimento deste "post" ficam aqui, os meus desejos de uma Santa Páscoa com saúde e paz e todas as bênçãos de Jesus, o Irmão mais velho que todos temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário