Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O "Ângelus"


Ângelus (1859), de Jean-François Millet
...........................................................

Nos meus tempos de jovem  estudante tive a graça de demandar durante alguns anos - e, foram muitos no decorre das chamadas "férias grandes" - a minha aldeia serrana onde vivia a minha avó materna que me acolhia sempre com o esmero que as avós costumam dar aos seus netos, e ali, assisti - sem que a princípio percebesse a razão - que, sobretudo ao meio-dia quem mourejava nos campos interrompiam as tarefas e quedavam-se mudos por momentos, com os homens de chapéu na mão, tal como os pintou Jean-François Millet, na famosa tela que se reproduz.

Devo a minha avó que na sua exposição simples me disse que era um sinal a que chamou As " Avé-Marias" e se destinava a dar "graças à Mãe de Jesus" e que, se estivesse atento iria assistir ao mesmo, de manhã ao romper do dia e quando este se fechava, com o sino da capela a fazer-se ouvir por "três vezes num conjunto de três badaladas".

De manhã - confesso que a minha madracice nunca deu por tal - mas da parte da tarde recordo-me da Senhora Maria, que gostava de me dar rebuçados, passava à minha porta e se a minha avó a visse era costume dizer-lhe:

"Lá vais tu tocar as Avé-Marias". Que Deus te ajude!

Tudo isto - quanto às minhas recordações, lá vão... e que saudades tenho! - mas deste costume, sei, que no interior do País, ele continua a existir por aqui e por ali, lembrando - como hoje sei destas coisas! - que aquele sinal de que me falava a minha santa avó é uma oração da Igreja que reconhece o mérito da Virgem Maria ter ouvido a voz do Anjo Gabriel na cena da Anunciação que ao ter dito aceitar ser a Mãe de Jesus, proporcionou que Ele nascesse, como havia sido profetizado por Isaías:  “Uma Virgem conceberá e dará à luz o Salvador". sendo esse um dos momentos cruciais da História da Salvação, porque marca o início da Redenção com a Encarnação de Cristo, celebrada pela Igreja no dia 25 de Março.

Consta-se que o "Ângelus" composto por três invocações, cada uma com a sua devida resposta, sendo acompanhadas de uma jaculatória - oração da Ave-Maria -  uma breve oração e três Glórias, ficando-se esta composição a dever.se ao Papa Urbano II (1088 a 1099) e que a tradição de a rezar três vezes  é atribuída ao rei Luís XI da França em 1472.

Sem comentários:

Enviar um comentário