Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de novembro de 2018

O Advento


S. João Baptista: O Anunciador da Luz!
..................................................

Uma leitura do Advento : S Lucas, Cap. 21, 25-28;34-36

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia irão apoderar-se das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definha­rão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer essas coisas, reani­mai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.
Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preo­cupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos esses males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.
....................................................

São quatro as Figuras do Advento

Isaías
É o profeta da esperança que nos tempos em que o Povo de Deus vivia exilado nunca deixou de lhe incutir a consolação futura num tempo que não lhe pertencia definir, mas ele deixa antever nos cap. 40 a 55 do seu Livro, quando fala de um tempo novo que havia de vir com o êxodo daquele Povo expatriado, fazendo assim o anúncio de uma nova Jerusalém, antevendo que o que nela aconteceria havia de marcar - para todo o sempre - os homens de todos os tempos

João Baptista
A figura de João Baptista ao ser o precursor do Senhor e apontá-Lo como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento; por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo, por ser um caminho que ao apontar para Jesus pretendeu com essa pregação que a Ele fossem dadas todas as honras, enquanto ele por si mesmo se apagava..


Maria
Viver o Advento unido à Maria como mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento é, levar o pensamento até ao momento da Anunciação e aquilatar que até o próprio Deus precisou do SIM de Maria, razão mais que suficiente para pensarmos que Ele também precisa do nosso assentimento para nascer dentro de nós, se como Maria lhe dissermos - Faça-se em mim presente a Tua Palavra - e, desse modo, na espera confiante que é preciso ter haja a conversão de um modo diferente de viver e possamos entender que a na espera de Maria para celebrar o Natal de Seu Filho encontramos a realização e a expectativa messiânica de todo o Antigo Testamento.

José
Nos textos bíblicos do Advento destaca-se  José, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adoptivo de Jesus. Sendo da descendência de David e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação do Verbo.
............................................................

É com estas excelsas figuras que nos aprestamos numa espera jubilosa em que devia existir mais espaço para Deus nas vidas de cada um de nós, para que o seu próximo Natal O tornasse presente sem grandes festas e honrarias falhas de espiritualidade quando elas servem mais para espelhar grandezas sociais e, antes, com a oportunidade que este tempo de Advento nos dá, sentirmos que é preciso ter olhos novos para nos vermos por dentro, que é essa a grande cegueira em que vive uma grande parte de uma sociedade mercantilista, que até, neste momento que devia ser de prospecção interior, não perde esse pendor.

Que o texto que acima se captou do Evangelho de S. Lucas e, onde, ele adverte deste modo perspicaz: Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preo­cupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso, ou seja, que este tempo de preparação para receber o Natal  tenha a espiritualidade de nos despertar para o grande momento que vamos viver e ele, não seja vivido improvisadamente, mas exista o sentido do despertar verdadeiro para o Natal de Jesus, a Festa maior da Humanidade por ser o seu SINAL maior.

Um Santo tempo de Advento para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário