Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 31 de julho de 2015

O engenho do homem!


Prensa compressora de palha e feno
Gravura publicada pela Revista "Occidente" de 1 de Março de 1888


No princípio dos tempos, Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. Abençoando-os, Deus disse-lhes: «Crescei, multiplicai--vos, enchei e submetei a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.» Deus disse: «Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus e a todos os seres vivos que existem e se movem sobre a terra, igualmente dou por alimento toda a erva verde que a terra produzir.» E assim aconteceu. Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o sexto dia. (Gn 1, 26-31)


Assim mandatado o engenho do homem, até hoje, deixou de ter limites!

A prensa que a gravura representa, pertenceu à criatividade mecânica dos engenheiros da firma inglesa Whitman, que segundo a notícia que a acompanha publicada pela famosa Revista "Occidente" colocou em Portugal ao cuidado da Firma Companhia Real Promotora de Agricultura Portuguesa - para venda - esta máquina curiosa que constituiu no tempo um avanço incontestado no árduo trabalho que consistia em guardar a palha e o feno para tratar dos animais em tempo de Inverno, permitindo por meio de uma compressão mecânica guardar, devidamente, empacotados em fardos aqueles restos agrícolas, após a colheita dos frutos.

Conta o articulista que no dia 19 de Fevereiro de 1888, assistiu no picadeiro do Sr. José Maria dos Santos à experiência desta máquina, movida pela força animal, acrescentando que a mesma trabalhou na perfeição, tendo apenas necessidade de receber numa abertura superior a palha ou o feno que era comprimido através da rotação em meio círculo de uma alavanca móvel em que a força animal permitia penetrar longitudinalmente um êmbolo, cuja função era de comprimir os materiais, dando-lhes a forma de fardos geometricamente perfeitos.

Bem curiosa foi esta máquina simples que não pode, hoje, deixar de nos impressionar pela forma mecânica dos inertes e, sobretudo, pela forma engenhosa que é, na sua essência construtiva foi um hino do homem ao seu Criador, que desde o princípio lhe ordenou que submetessem a terra e tudo o que nela fora criado.

É que o homem tem feito,
Resta pensar se no tempo que passa as obras do homem de tão sofisticadas não se estão voltando contra ele...


Sem comentários:

Enviar um comentário