Pesquisar neste blogue

sábado, 25 de julho de 2015

Não há "pais da Pátria"!


TODOS ME QUEREM...

Gavura publicada pelo Jornal extinto "A Bomba" de 18 de Maio de 1912


Foi assim nos tempos imediatos à implantação da República Portuguesa e de tal modo que o amor pela conquista do Poder - entronizado na Pátria simbolizada pela figura feminina empunhando o facho da vitória - não escapou ao feliz caricaturista do tempo que assim, eloquentemente, representou a avidez dos políticos da época na sua conquista.

A imagem é feliz, sobretudo, pela ideia da simbologia da Pátria Portuguesa cometida àquele vulto vermelho da mulher, que na nobreza do seu porte serviu de tema republicano, não tendo tido deste a paga que merecia, ao ponto de nos tempos actuais a Pátria não ser - como devia - acarinhada por aquilo que representa de nove séculos de História de afirmação territorial, em defesa da qual muitos portugueses morreram no campo da batalha.

Só por isso, a figura da Pátria devia ser exaltada e não ser confundida com o Poder que passa - ligeiro, tantas vezes -  enquanto ela fica, ontem como hoje, de facho na mão a lembrar a todos que é falacioso o conceito de quem ao ter conquistado o poder julgue que fez o mesmo à Pátria.

Vem isto a propósito de alguns "iluminados" se sentirem vaidosos quando lhe chamam "pais da Pátria" e ficarem babados com o título que lhe dão outros "iluminados", quando afinal, "pais da Pátria" são todos os portugueses - homens e mulheres - que ao longo do tempo, com o seu esforço têm mantido viva a chama da Pátria que a figura da gravura ostenta, à qual mãos ávidas querem apanhar para si, como é visível e exemplarmente retratado pelo caricaturista.

Efectivamente não há "pais da Pátria"! Há homens e mulheres que no tempo devido, são chamados a servi-la, hoje, felizmente, pela força do voto popular.
São os que no momento conhecemos e devemos respeitar, sem contudo deixar de verberar os desmandos de uma linguagem rasteira que ouvimos de alguns que a todo o custo querem chegar ao Poder.

A Pátria, porque o povo que a informa - é bom - consente-os, mas dói-se de neste tempo os comportamentos humanos se continuarem a parecer com os dos velhos tempos em que a República de 1910 não soube criar cidadãos, mas arruaceiros.


Sem comentários:

Enviar um comentário