Pesquisar neste blogue

sábado, 18 de julho de 2015

Afinal, há solução para as cheias de Lisboa!





Aquando das últimas cheias ocorridas na na cidade de Lisboa no passado mês de Outubro de 2014, o então Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa e actual pretendente à conquista do lugar de Primeiro-Ministro, nas próximas eleições legislativas, disse esta coisa que soou muito mal em sectores ligados à engenharia hidráulica:

Não existe solução para as cheias em Lisboa

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, disse hoje que «não existe solução» para as cheias na cidade, refutando as críticas dos partidos da oposição que pedem a execução do plano de drenagem.
«O plano de drenagem não faz desaparecer estas situações. A solução não existe», afirmou hoje o autarca, à entrada para a assembleia municipal, quando questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de ocorrência de inundações como as que se registaram na segunda-feira e o impacto que poderá ter o plano.
Segundo o socialista «não haverá nenhum sistema de drenagem que permitirá evitar situações deste género», podendo apenas «minimizar» o problema.
António Costa reforçou ainda que a situação verificada na segunda-feira nada teve a ver com a falta de limpeza das sarjetas e dos sumidouros.
Na segunda-feira, PSD, CDS-PP e PCP (com assento na Câmara de Lisboa) solicitaram a execução do plano de drenagem da cidade, aprovado em reunião camarária em 2008 e com um prazo de 20 anos, para minorar as inundações em Lisboa
http://www.tsf.pt/

Nota: O sublinhado do título é nosso.

Da suas explicações dadas publicamente, destacamos:
  • O plano de drenagem não faz desaparecer estas situações.
  • A solução não existe.

Afinal existia um "plano de drenagem" aprovado em 2008 e que agora, com a mudança da Presidente da Câmara Municipal de Lisboa vai ser implementado com a construção de dois túneis de grane diâmetro que permitem recolher as águas pluviais a montante, no sentido transversal e direccioná-las para escoamento no Rio Tejo em Santa Apolónia e no Beato.

Donde se infere que a afirmação de António Costa - A solução não existe - falha verdadeiramente em todo o sentido, porquanto a solução existe e tecnicamente é possível, pelo que se aplaude o facto de levar à prática uma solução que existia e que pode ajudar a resolver o problema endémico das cheias de Lisboa, porquanto, mesmo que as cheias existam com as marés cheias do Tejo, as águas recolhidas pelos túneis aguardam que a maré baixe e façam escoar no rio os caudais represados.

No mínimo o problema ficará mais suavizado e entre o nada fazer como parece deduzir-se do que afirmou, porque - o plano de drenagem não faz desaparecer estas situações ou a solução não existe - fazer algo para minimizar o problema devia ter sido explicitado.

Esta hipótese nunca poderia ter sido abandonada, como vemos.
Bastou, apenas, mudar o Presidente da autarquia lisboeta.

Pelo que as suas afirmações extremas de não haver solução foram um pontapé no pé e se na altura soaram mal, agora com a publicação da construção dos dois túneis soam a falso, o que para alguém que quer ser Primeiro-Ministro de Portugal, ao debitar frases destas pondo em causa a engenharia hidráulica e a técnica que a sustenta, deixa-nos a pensar se ele merece ganhar as eleições para as quais se candidata, tendo pela frente os mil e um problemas do País.

O povo, porém, é soberano e ditará a sua lei.


Sem comentários:

Enviar um comentário