Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de julho de 2014

17º Domingo do Tempo Comum - Ano A


O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Entendemos. E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. (Mt 13, 44-52)
Fiz uma descoberta imprevista.
Debrucei-me sobre o campo singular da minha fé 
e encontrei o tesouro que Tu és, Senhor!

E outro imprevisto aconteceu.
Nada foi preciso vender, porque nada foi preciso comprar.
Tu, Senhor, deste-me de graça o Teu Campo,
pedindo-me, apenas, que cultivasse nele
todas as sementes do Amor que me deste.

Depois disto, 
para que apreciasse melhor o tesouro
a Tua Palavra pediu-me para cavar mais fundo
por ser preciso descobrir a pérola, 
que é o Reino dos Céus e que, igualmente,
não é preciso comprar, porque o dás de graça!

Vejo, porém, que os peixes ruins
da rede espalhada sobre o areal da praia
 - também, por Ti, comparada ao Reino dos Céus - 
são lançados fora.

Senhor, 
permite que cave fundo e que sempre mergulhe
a minha rede nas profundezas do Teu Infinito,
porque me apraz descobrir a pérola escondida
que só Tu  trazes com a Tua Luz!

E, do mesmo modo, que a rede do meu barquito 
quando chegar, para mim o sol Poente, 
te mostre a pesca de que gostas e tenho o dever de Te dar
por entre as coisas novas e velhas da vida que me deste!


Sem comentários:

Enviar um comentário