Capa do Livro de Igino Giordani
Muitas vezes, mesmo os cristãos, interrogam-se se a Mensagem de Jesus tem um sentido social a dar ao Mundo, ou se esta se situa, exclusivamente, no lado metafísico da sua aparição entre os homens.
É sabido que Jesus não foi um filósofo - no verdadeiro sentido do termo - e, muito menos, um legislador social, mas um doutrinador profundo, mas cujos ensinamentos não deixaram de marcar o tempo, sobretudo, a sua preferência pelos mais pobres.
Foram eles, efectivamente, que desde as primeiras horas que se seguiram ao conhecimento de um Ser Superior, tiveram a primazia - por ser um dever social - defendê-los da opressão dos Poder organizado ou daqueles que individualmente o exerciam.
Aqui temos à evidência algo sobre a Mensagem Social Bíblica que a actual Doutrina Social da Igreja propõe aos povos de boa vontade em contraponto a um liberalismo desenfreado que julga ser possível servir ao mesmo tempo a Deus e ao seu contrário, como se a religião que defende tão belos princípios em defesa dos mais pequenos - os mais pobres - fosse algo a que o homem pudesse aceder, mas mantendo-a no lugar separado da ordem económica e política, como se ela que devia estar presente nestas duas realidades sociais não lhe coubesse o dever de intervir.
Um erro tremendo que estamos pagando caro, porquanto a religião para o liberalismo, desde a sua origem, é "um assunto particular" que o homem religioso não deve levar para o seu local de trabalho, onde, no entanto, tudo se pode discutir, desde o futebol às ideias políticas ou, até, a discussão sobre problemas de consciência, não cabendo, portanto, a intromissão da religião proposta pela Igreja fundada sobre o pilar de Jesus sugerir princípios morias, quando é nela que eles assentam desde a primeira aurora dos tempos, afastando-a deliberadamente de qualquer intromissão com o poder temporal, como se a justiça humana fosse um assunto que podia ser pregado na Igreja, ao Domingo - e para isso o Liberalismo entendeu para sua própria defesa não o impedir - mas tal assunto com laivos religiosos não podia ser transposto para os restantes dias da semana.
Valha-nos a Verdade bíblica e os seus princípios e valham-nos todos os homens e mulheres que sem alardes religiosos fazem que esteja presente no Mundo -- sem uma só Palavra de Deus - o seu exemplo de amor pelos mais pobres fazendo com que se leia no seu testemunho, as Verdades do Amor de Deus sobre todas as criaturas.
É sabido que Jesus não foi um filósofo - no verdadeiro sentido do termo - e, muito menos, um legislador social, mas um doutrinador profundo, mas cujos ensinamentos não deixaram de marcar o tempo, sobretudo, a sua preferência pelos mais pobres.
Foram eles, efectivamente, que desde as primeiras horas que se seguiram ao conhecimento de um Ser Superior, tiveram a primazia - por ser um dever social - defendê-los da opressão dos Poder organizado ou daqueles que individualmente o exerciam.
Vejamos o que nos dizem alguns dos Livros do
Antigo Testamento:
2 Reis 25:12
Porém dos mais pobres da terra deixou o capitão da guarda
ficar alguns para vinheiros e para lavradores.
Ester 9:22
Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus
inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de
festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem
presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres.
Provérbios 29:14
O rei que julga os pobres conforme a verdade firmará o seu
trono para sempre.
Isaías 3:15
Que tendes vós, que esmagais o meu povo e moeis as faces dos
pobres?
Isaías 10:2
Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem
o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os
órfãos!
Jeremias 39:10
Porém os pobres dentre o povo, que não tinham nada,
Nebuzaradã, capitão da guarda, deixou na terra de Judá; e deu-lhes vinhas e
campos naquele dia.
Daniel 4:27
Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus
pecados, praticando a justiça, e às tuas iniquidades, usando de misericórdia
com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade
E do Novo Testamento
Mateus 19:21
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o
que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me
Lucas 14:13
Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados,
mancos e cegos,
Lucas 19:8
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu
dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado
alguém, o restituo quadruplicado.
Romanos 15:26
Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta
para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
Aqui temos à evidência algo sobre a Mensagem Social Bíblica que a actual Doutrina Social da Igreja propõe aos povos de boa vontade em contraponto a um liberalismo desenfreado que julga ser possível servir ao mesmo tempo a Deus e ao seu contrário, como se a religião que defende tão belos princípios em defesa dos mais pequenos - os mais pobres - fosse algo a que o homem pudesse aceder, mas mantendo-a no lugar separado da ordem económica e política, como se ela que devia estar presente nestas duas realidades sociais não lhe coubesse o dever de intervir.
Um erro tremendo que estamos pagando caro, porquanto a religião para o liberalismo, desde a sua origem, é "um assunto particular" que o homem religioso não deve levar para o seu local de trabalho, onde, no entanto, tudo se pode discutir, desde o futebol às ideias políticas ou, até, a discussão sobre problemas de consciência, não cabendo, portanto, a intromissão da religião proposta pela Igreja fundada sobre o pilar de Jesus sugerir princípios morias, quando é nela que eles assentam desde a primeira aurora dos tempos, afastando-a deliberadamente de qualquer intromissão com o poder temporal, como se a justiça humana fosse um assunto que podia ser pregado na Igreja, ao Domingo - e para isso o Liberalismo entendeu para sua própria defesa não o impedir - mas tal assunto com laivos religiosos não podia ser transposto para os restantes dias da semana.
Valha-nos a Verdade bíblica e os seus princípios e valham-nos todos os homens e mulheres que sem alardes religiosos fazem que esteja presente no Mundo -- sem uma só Palavra de Deus - o seu exemplo de amor pelos mais pobres fazendo com que se leia no seu testemunho, as Verdades do Amor de Deus sobre todas as criaturas.
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