Pesquisar neste blogue

sábado, 23 de agosto de 2014

21º Domingo do Tempo Comum - Ano A (24 de Agosto de 2014)


 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;9 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. Então ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo. (Mt 16, 13-20)


Senhor, Filho de Deus,
que vieste ao nosso meio, 
discreto e incógnito para um Mundo
que vivia longe das palavras dos Profetas.

As tuas perguntas continuam, hoje, vivas, 
na mente de todos os cristãos.
E continuam a ser pertinentes,
como a primeira:
"Que dizem de mim os que vós conheceis?"
Que Tu eras, João, o Baptista - disseram.
Ou, então, que Tu eras Elias, Jeremias 
ou, um outro qualquer dos profetas.
Mas veio, de seguida, a pergunta maior
que mais te interessava ouvir:

"Mas vós, quem dizeis que eu sou?"

Foi um verdadeiro desafio
a todos aqueles que andavam Contigo
sobre a autenticidade da sua fé.
É, então, que Pedro, te fez a afirmação
que é, desde então, a profissão de fé da Igreja,
na Tua Pessoa.
Tu, eras, "o Cristo, o Filho de Deis vivo".


Senhor Jesus:
Permite que a pergunta que fizeste a Pedro,
eu sinta, hoje, que a diriges a mim mesmo.
"Que pensas tu de Mim?"
"Que pensas a meu respeito'"
"Quem sou Eu para ti?"

E, depois, que a mim mesmo, pergunte:
"E Tu, quem és para mim?"...

Senhor: 
aceita a minha verdade, que se assenta
em cima das palavras de Pedro.
Não tenho a fé dele, mas tenho a fé da Igreja
que me diz e eu aceito, que Tu és "o Cristo"
o Filho de Deus, nascido da Virgem Maria
para a redenção do Mundo, ainda tão ignorante,
do Mistério que tu exaltas em nome de Deus Pai!



Sem comentários:

Enviar um comentário