Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Parábola do Bom Pastor



Sobre o carácter paternal de Deus
do seu Amor e Misericórdia

 
Do Novo Testamento a palavra do Evangelho de S. João (10, 1-18)

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz; e chama pelo nome as suas ovelhas e leva-as para fora. E depois de fazer sair todas as ovelhas, vai adiante delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Mas não seguirão um estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. (...) Eu sou o Bom Pastor: o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.


Do Antigo Testamento a palavra de Ezequiel:


Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e diz aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?  (1)

 
A Palavra antiga é um prelúdio da parábola desenvolvida por Jesus, séculos depois e onde a figura do bom pastor já aparece como aquele que não se serve a si mesmo mas, pelo contrário, é aquele que serve, pois não devem os pastores apascentar as ovelhas?
Esta é, por isso, uma parábola messiânica centrada num dos títulos de Jesus: o de Pastor, a que Ezequiel se havia já referido ao dizer o que atrás se salientou e, depois, quando transmitiu a fala do Senhor Javé: Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas (2) um tema que haveria de ficar muito dilecto ao próprio Jesus, quando Ele mesmo invocava o Salmo 22: O Senhor é meu pastor; nada me falta; em verdes prados me faz descansar e conduz-me às águas refrescantes. Reconforta a minha alma, guia-me pelos caminhos rectos, por amor do seu nome. (3)
A parábola do Bom Pastor tem como proémio o episódio do cego de nascença (4) onde Jesus é apresentado como a Luz do mundo e, agora, se assume como a Luz de Deus na figura bem conhecida do pastor, que para a exacta compreensão do texto bíblico deve ser atendida a ocupação que ele ocupava nos costumes palestinienses.
Era hábito durante a roda do dia os rebanhos acharem-se espalhados em lugares, por vezes, quase desertos sendo à noite reunidos num pequeno espaço delimitado por um muro e tendo por guardas os pastores.
Pelo romper da manhã, estes, davam o grito convencional – que as ovelhas conheciam – acedendo prontamente ao chamamento costumado, seguindo o pastor que as conduzia às melhores pastagens, confiantes naquele que ao entrar pela porta era o verdadeiro pastor. A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz; e chama pelo nome as suas ovelhas e leva-as para fora. E depois de fazer sair todas as ovelhas, vai adiante delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz.
Por isso o tema é exemplar, como do mesmo modo, é exemplar a alegoria a que Jesus recorre, fazendo da figura do pastor que Ele conhecia pela leitura dos profetas, um meio eficaz na transmissão da Mensagem a par da meditação a que se entregava, ao percorrer os caminhos da Palestina.
Esta imagem pode-se dividir em três parcelas:

1 – Jesus ama todos os homens, aqui configurados no rebanho.
E de tal modo Jesus amou os homens que se dispôs a dar a vida por eles, defendendo o Seu rebanho, como aconteceu no Getsêmani, no momento em que dirigindo-se aos soldados que O procuram não arranjou nenhum subterfúrgio para se esconder: Se é, pois, a mim que buscais, deixai ir estes. (5)
Ele é Bom Pastor. É aquele que dá a vida pelas suas ovelhas.
 
2 – Jesus quer viver intimamente ligado a todos os homens.
Conheço as minhas ovelhas, disse. E nesta pequena frase cheia de sentido amoroso existe uma ilação sobre a qual é preciso meditar, porque ao conhecer-nos, implicitamente Jesus declara que em cada um de nós conhece os nossos erros e limitações, acrescentando, logo de seguida que nós – os ovelhas do Seu rebanho – também sabemos quem é Jesus. 
E elas conhecem-me, disse, como a exortar-nos que através da Palavra de Deus teríamos sempre um meio de chegar até ao Bom Pastor.

    3 – Jesus quer que haja, apenas, um único sentimento de amor pelo Pai.
É um desejo profundo.
Que um dia haja um só rebanho e um só Pastor, deixando de haver, como já acontecia no Seu tempo diversas facções religiosas e, com hoje acontece, diferentes Igrejas e divisões dentro de cada uma delas que tendem a dividir, muitas vezes, a própria caridade interna, factos escandalosos que servem de gáudio a todos quantos estão fora.
Jesus não se esqueceu da união como um ideal e deste modo, no discursos da despedida a ideia de um só rebanho e um só Pastor esteve presente: Pai Santo, guarda em Teu Nome aqueles que me deste para que sejam só um, como nós. (6)
Nos tempos actuais onde o ecumenismo atingiu um novo estádio de concertação entre os cristãos, a figura do Bom Pastor e o seu desejo de todos serem um no mesmo Pai agiganta-se como um fanal intenso a que é preciso atender.



(1)  - Ez 34, 1-2
(2) - Ez 34,15
(3)- Sl 22, 1-3
(4)- Jo 9, 5
(5)  - Jo 18, 8
(6)  - Jo 17, 11

1 comentário:

  1. (IS.66.5) Ouvi a palavra do Senhor, vós que temeis a palavra do Senhor;(AM.5.4) pois assim diz o Senhor à Casa de Israel: Buscai-me e vivei: (JR.30.24) Nos últimos dias entendereis isto:(AP.9.6) Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão, também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles: (LC.6.27) Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: (LC.12.32) Não temais, ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (JB.10.11) Eu sou o bom Pastor: O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão; (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel:
    Enquanto o Brasil dormia o profundo sono da inconsciência DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, o meu povo padecia na BABILÔNIA, vegetando sob o jugo do pecado da MENTIRA, da DESORDEM, e do REGRESSO: Mas, ao acordarmos em JERUSALÉM, irmanados pelo poder do Amor Incondicional, eis que deparamo-nos com o júbilo da VERDADE, da ORDEM, e do PROGRESSO: E agora, já podemos cantar que verdadeiramente NÃO TEMEREMOS A PRÓPRIA MORTE: E o pavilhão nacional também já passou a tremular consagrado soberanamente para ostentar os símbolos da vitória da nossa fé: LOUVADO SEJA DEUS; (1CO.15.45) pois assim estáescrito:
    (HB.10.15) Disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto Este diz: (1CO.15.18) Os que dormiram em Cristo, pereceram:(JB.10.10) Eu vim para que tenhais vida, e a tenham em abundância, (HB.2.15) e para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (MT.24.4) Vede que ninguém vos engane, (CL.3.3) porque morrestes, e a vossa vida estava oculta juntamente com Cristo em Deus: (DT.29.4) Porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (SL.106.33) pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (HB.2.1) Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos:
    Estudai, praticai e divulgai os fundamentos cristãos que temos postado na internet, em particular no BLOG DE ARNALDO RIBEIRO OU ISRAEL : (1CO.15.21) Visto que a morte veio por um homem, também por um HOMEM veio a ressurreição dos mortos:

    ResponderEliminar