Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

20º Domingo do Tempo Comum - Ano "C" 18 de Agosto de 2013


Eu vim lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!  Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra!  Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra.
(Lc 12, 49-53)
Lido sem uma pausa
introspectiva,
o Evangelho deste dia
parece difícil de compreender.
Mas se meditarmos de que fogo
e de que divisão se trata,
concluimos que Jesus falou
de um fogo santo para limpar o mundo
das impurezas e da divisão
a que temos de atender,
porque, ao trazer a Paz de Deus
entre os homens, anunciou a "arma
geradora dessa paz: a "Verdade".

E esta "Verdade" era algo
que teria de incomodar
todos os que se comprometem,
verdadeiramente com a vida,
especialmente, os bem instalados
e os agentes da mentira,
vivam onde vivam:
no mundo ou na própria família,
sempre que não ouvem a voz de Deus!

Foi para isto que Jesus veio:
para incendiar os nossos corações,
na certeza que,
se é da tempestade da noite
que nasce o dia claro,
é em cima da divisão
- ou seja, do abalo da consciência -
que é possível construir a paz
se agirmos segundo a Verdade
que Ele deixou pregada na Cruz!

Sem comentários:

Enviar um comentário