Pesquisar neste blogue

domingo, 5 de agosto de 2018

XVIII Domingo do Tempo Comum - Ano B - 5 de Agosto de 2018


Leitura da Carta de S. Paulo aos Efésios 4, 17.20-24

Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas idias frívolas. Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma,e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. 


Leigo que sou, este meu estado laical de modo algum me inibe de tecer no meu tear de amor paulino alguns fios do saber que ele nos deixou, como estes, e em  que me revejo.

São esses fios de amor que ele dirige na Carta aos habitantes de Éfeso, a 5ª maior cidade do Império Romano situada na Ásia Menor, que por volta do século I a. C., mercê de se ter tornado um berço da filosofia onde pontificou Heráclito, havia operado uma mudança fundamental relativamente ao pensamento do Ocidente, a par de se ter tornado a capital da Província romana, naquele ponto do Mundo.

Foi para esta população, mormente para a Igreja que ali havia  e viria a ser uma das sete mencionadas por S. João no Apocalipse, que S. Paulo dirigiu a sua Carta aos Efésios, na qual, de um modo franco sem "papas na língua" os convida a abandonar "o homem velho" substituindo-o pelo "homem novo", ou seja, aquele que havia sido anunciado por Jesus Cristo, fundado no AMOR que devia reinar na nova Humanidade em construção.

Como se pode sentir o anúncio de S. Paulo continua vivo e, pena é, que ao invés do que ele desejou para o povo de Éfeso não se tenha concretizado no homem actual, apegado por demais a velhos credos - ou a credo nenhum - vivendo "à vara larga" como se cada um fosse senhor e dono do seu destino e não tivesse de da contas ao Deus Eterno dos seus actos, tantos deles - senão todos - presos ao "homem velho" teimoso na sua arrogância como se a LEI NOVA que levou Jesus a ser pregado na Cruz fosse letra morta.

Eis, porque, a Carta de S. Paulo aos Efésios merece uma leitura total.

Sem comentários:

Enviar um comentário