Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

"A Forma Justa" - Lembrando um Poema de Sophia



                              in, "Citador"
..............................................................

"Sei que seria possível construir o mundo justo"... 

E eu, como Sophia penso assim, e se ela todos os dias recomeçou "sem cessar a partir da página em branco" no cumprimento do seu ofício de poeta - e que grande Poeta que ela foi - a tentar a "reconstrução do mundo" através das palavras inspiradas que nos deixou, eu, que já não tenho ofício que não seja o de alinhavar algumas palavras com que vou compondo desajeitadamente este "blogue", penso - que se me perdoe a imodéstia - que nas críticas que às vezes faço centradas em factos de uma sociedade que gostava fosse mais perfeita, quando deixo expresso o meu desacordo o faço em nome da "cidade humana" que devia ser mais "Fiel à perfeição do universo", como ela desejou.

Que pena tenho - a começar pela minha imperfeição - "da cidade humana" de que todos fazemos parte não pensar na perfeição do universo e todos à uma tentarmos ser mais perfeitos, um bocadinho que fosse todos os dias por forma a que a partir do modo como devíamos viver, cada um em si mesmo, achasse "A Forma Justa" como cada caminho devia ser pisado, sem que os nossos passos pisassem os passos dos outros.

Obrigado, Sophia.

E à sua memória que neste dia dou graças a Deus de estar vivo e ter podido ler o seu Poema pleno de uma Humanidade que por demais anda arredia da "cidade humana" que sem proveito nem glória para o colectivo vive a pensar no "seu umbigo" e até, quantas vezes, esquecida que "A terra onde estamos - se ninguém atraiçoasse - proporia / Cada dia a cada um a liberdade e o reino", em vez de, no egoísmo em que se vive, termos deixado de aquilatar que o mundo é uma construção que requer ser reconstruida em cada dia que passa para o tornar mais justo.

1 comentário:

  1. Obrigado por partilhar sempre connosco as suas belas e sábias palavras.
    Um bom dia para si.

    ResponderEliminar