Pesquisar neste blogue

sábado, 22 de março de 2014

2º Domingo da Quaresma - 16 de Março de 2014 - Ano A


Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos». Mt 17, 1-9)

Senhor Jesus:
este Domingo é mais um passo
que me conduz até à  manhã esplendorosa 
da Páscoa da Ressurreição.
E porque é assim,
tal como fizeste com Pedro, Tiago e João,
toma-me pela mão e chama-me à parte
ao "monte" que Te aprouver.

E aí, na intimidade do silêncio,
faz que a voz do Pai, diga mais uma vez  
à minha distracção, que Tu és, 
Aquele de que falou sempre
o Antigo Testamento 
e de que falaram os seus Profetas!

Senhor, de vez em quando, 
como neste Domingo, chama-me à parte,
para que eu veja com mais profundidade
o sentido do teu caminhar decidido
a caminho do Calvário.
E como Tu sabias o que ia acontecer,
que eu saiba que não caminhavas para o fim,
mas para o princípio de todas as coisas.

Que eu sinta
que o chamamento de Pedro, Tiago e João,
foi de conforto, para que vissem, 
antecipadamente a visão da tua glória.

Assim, Senhor, faz o mesmo comigo.
Pega-me pela Tua mão e envolve-me
na nuvem do Espírito, para que eu ouça 
a voz do Pai 
com a minha mão enlaçada na Tua mão!


Sem comentários:

Enviar um comentário